Negocios

Varejo e comércio são os setores que mais investem em comerciais na *TV abertaVarejistas e comerciantes foram os que mais movimentaram o mercado de comerciais na TV aberta em São Paulo no primeiro semestre deste ano. Segundo o Ibope Media, esses setores representaram 44% do volume de novas veiculações, seguidos pelos de cultura, lazer, esporte e turismo, com 9%, e serviços ao consumidor, 8%.
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2012/08/29/varejo-e-comercio-sao-os-setores-que-mais-investem-em-comerciais-na-tv-aberta.jhtm

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Empresas terão acesso facilitado a vendas on line
BRASÍLIA - O Sebrae e o MercadoLivre se uniram para lançar uma nova ferramenta de apoio aos pequenos negócios. Trata-se do projeto Primeiro E-Commerce, uma plataforma tecnológica que permite a criação simples e gratuita de uma loja virtual para micro e pequenas empresas. Com a iniciativa, o empresário terá a oportunidade de inserir seus produtos no maior site de compras do país e de ampliar o negócio em âmbito nacional.
Em um mesmo sistema, os empresários poderão montar uma vitrine on line e efetuar transações como pedidos de compras, pagamentos e controle de vendas. Para a criação do site, há várias possibilidades de customização. saiba mais:
http://www.dci.com.br/comercio/empresas-terao-acesso-facilitado-a-vendas-on-line-id309230.html

Ex-estagiário troca gravata por suco de caixinha
Sucos integrais envasados a vácuo numa caixinha longa vida de cor e ilustração atraentes. Essa é a receita do empresário Marcos Leta, 29, fundador da empresa do bem (em minúsculas, mesmo), fabricante de sucos sem açúcar ou aditivos químicos. Com sede no Rio, é formada por "jovens cansados da mesmice". Nascida de uma insatisfação com a qualidade das bebidas prontas à base do néctar das frutas, a empresa se associou em 2009 à gigante Tetra Pak e lançou o primeiro suco integral longa vida no país. A inspiração veio de empresas dos EUA e da Europa. Os recursos para o início da empreitada vieram da venda de um apartamento e de um carro, além de empréstimos de amigos e familiares. Até agora não foi preciso recorrer a bancos para financiar o projeto e sua expansão.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1143593-ex-estagiario-troca-gravata-por-suco-de-caixinha.shtml 

Empregada que precisou segurar uma lanterna por ter ficado em último nas vendas receberá indenização de R$ 5 mil
Uma vendedora de cursos de idiomas será indenizada em R$ 5 mil por danos morais, por ter sido submetida a pressões pela cobrança de metas. Ela relatou que, em certa ocasião, foi obrigada a permanecer durante uma reunião, segurando uma lanterna, representando o fato de ter ficado em último lugar nas vendas da empresa. A juíza substituta Thaísa Santana Souza, da 23ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, deu razão à reclamante. Uma testemunha confirmou que o gerente tratava os empregados de forma inadequada, chamando a empregada de medíocre, fracassada e derrotada na frente de outras pessoas.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/empregada-que-precisou-segurar-uma-lanterna-por-ter-ficado-em-ultimo-nas-vendas-recebera-indenizacao-de-5-mil-5906081.html

Bradesco é condenado e terá que contratar aprendizes em todo o país
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipaDkdjgckLOkxP9sZMzTt4oD27KTvceVtv5Vrt8uIlg9x0x9fV14J1JayNKbdPgSTRDXT-8km1j3ST8NE1Btruxz-1-SnbbVhg37DFLW9weXA8p3Ru9iPgWL14mU696svlNfFOJOBlioV/s1600/A%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o%252BSindical%252BBradesco%252BMarab%2525C3%2525A1%252B14%252Bfev%252B2011%252Bprocon.jpgO Banco Bradesco terá que manter nas agências de todo o país número de aprendizes compatíveis com o estipulado pela CLT. A decisão foi tomada pela Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho. Em caso de descumprimento da decisão, o banco terá de pagar multa diária de R$ 10 mil, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A sentença original da 5ª Vara do Trabalho de Curitiba foi fruto de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho da 9ª Região, no Paraná, denunciando que a empresa não contratava corretamente a quantidade de aprendizes.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/bradesco-condenado-tera-que-contratar-aprendizes-em-todo-pais-5903466.html 

Gina indelicada surpreende empresa: "Vamos acionar o jurídico"
Surgiu no Facebook um novo fenômeno. Um estudante de publicidade de 19 anos que vive em São Paulo, mas que não quer ver seu nome revelado, criou uma página chamada Gina Indelicada. A internautas que enviam perguntas das mais variadas naturezas, ele responde de um jeito mal humorado, às vezes engraçado, às vezes grosseiro. Virou um sucesso, com mais de 1,1 milhão de seguidores. Mas, em breve, ele pode ter que tirar a fan page do ar. O diretor-presidente da Rela Gina, Luiz Carlos Rela, foi surpreendido ao voltar de viagem e descobrir que a marca de seu produto estava sendo usada na internet. Ele não pediu autorização para ninguém da empresa. Vamos ter que acionar o departamento jurídico para ver o que será feito", diz. Nós temos visto até camisetas sendo vendidas com a nossa marca. Faremos uma reunião com nosso pessoal, com o jurídico, para sabermos o que fazer, porque é uma coisa muito nova para nós", afirma Alfredo Rela Neto, presidente do conselho da companhia, que também foi pego de surpresa. Leia mais: http://surgiu.com.br/noticia/47335/gina-indelicada-surpreende-empresa-vamos-acionar-o-juridico.html 

‘Gina Indelicada’ do Facebook é aprovada por empresa que faz palitos Gina
Embora tenha sido criada por um fã, a página “Gina Indelicada” e não seja necessariamente uma forma tradicional de relação com clientes, foi aprovada pela empresa, que avisa: ‘Queremos nos encontrar com Ricck Lopes (o fã) para ouvi-lo, sem qualquer retaliação”, afirmou Alfredo Rela Neto, presidente do conselho de administração à Info. Os internautas fazem perguntas e eles respondem. Por exemplo:  “Gina, me disseram que você está falida, porque ninguém mais compra palitos, porque todos preferem fio dental”, manda ver um fã da página. “É?  Você come petiscos com fio dental? Deve ser legal brincar de laçar as fritas, né?”, retruca a personagem. A empresa, por sua vez, vê na sátira uma possibilidade de entrar na internet. “Não somos uma empresa digital. Somos analógicos. É evidente que essa pode ser uma oportunidade de darmos um passo a mais”, afirma Rela Neto.  “É interessantíssimo. Ele tem 19 anos, a Gina tem 65. É a vovozinha de um lado e um garoto de outro”.
Leia mais: http://blogs.estadao.com.br/rodrigo-martins/2012/08/24/empresa-que-produz-palitos-gina-aprova-gina-indelicada-do-facebook/?doing_wp_cron=1345839585 

Empresa lança roupa para enfrentar o Apocalipse
A empresa holandesa de design Nieuwe Heren se preocupou em criar uma roupa especial, que pode suportar altos níveis de poluição e de radioatividade. Chamada de “roupa para sobreviver ao Apocalipse”, ela possui um mecanismo que a ilumina, alertando o usuário que ele está em um lugar com radioatividade ou poluição em níveis que podem afetar a sua saúde. Ela possui ainda um “respirador” integrado, capaz de filtrar óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, ozônio, hidrocarbonetos, pó de amianto, gases das emissões de combustível fóssil e pólen. Ou seja, capaz filtrar todas as substâncias tóxicas que poderiam queimar os pulmões.
Leia mais: http://noticias.gospelprime.com.br/aegis-parka-nieuwe-heren-roupa-apocalipse/ 

Após reclamações de consumidores, Anatel fiscalizará contas de celular
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está cada vez mais dura contra as empresas de telefonia. Agora, a agência reguladora pretende fiscalizar os sistemas de faturamento das empresas. Vivo e Claro serão as primeiras da fila da fiscalização. A Anatel pretende com a ação apurar o total de contas com erros de cobrança e o motivo dessas falhas. Os consumidores reclamam: hoje os principais motivos são justamente a cobrança indevida, tarifas inadequadas e cobrança de pacotes não contratados.

Gastos da classe C com moda em 2012 devem superar A e B em R$ 10 bi
Os consumidores da classe C devem gastar com roupas e acessórios neste ano R$ 10,2 bilhões a mais do que as classes A e B juntas, segundo levantamento do instituto Data Popular divulgado nesta quarta-feira (22). Os gastos da chamada nova classe média brasileira com moda devem somar R$ 55,7 bilhões em 2012, segundo a pesquisa, o que representa 46% do total. Já as classes A e B devem responder por 37,6% dos gastos, ou R$ 45,5 bilhões, e as classes D e E somará R$ 19,8 bilhões (16,4%) em compras relacionadas a moda. Atualmente, a classe C representa 53,9% da população brasileira. De acordo com o estudo, os consumidores da nova classe média ampliaram em 153,2% os gastos com moda em nove anos, de R$ 22 bilhões em 2002 para os R$ 55,7 bilhões previstos para 2012.
Leia mais: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/08/gastos-da-classe-c-com-moda-em-2012-devem-superar-e-b-em-r-10-bi.html

Para Conar, linha da Jequiti é plágio da Natura
O Conselho Nacional da Autorregulamentação Publicitária (Conar) acatou uma representação da Natura e determinou que a Jequiti, empresa do grupo Silvio Santos, tire de circulação a linha de cosméticos Comix, lançada em julho deste ano, por plágio. Segundo a entidade, os produtos são uma cópia da linha Humor!, da Natura, que existe desde 2006. O Conar informou que a decisão obriga a empresa a tirar de circulação toda a publicidade envolvendo os produtos da Comix. Isso inclui propaganda em TV, mídia impressa, internet e os próprios catálogos de venda do produto usados pelas 190 mil revendedoras da Jequiti. “A atitude da Natura se chama defesa de território”, disse José Roberto Martins, fundador da consultoria Global Brands e autor do livro sobre marcas Capital Intangível.
Leia mais: http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/para-conar-linha-da-jequiti-e-plagio/


Corretor de imóveis da madrugada busca clientes em balada e Mercadão
Depois de abordar clientes nas baladas, passou a buscar feirantes na noite.
O nicho inusitado foi descoberto por acaso. Corretor há cerca de oito meses, Beato não tinha conseguido vender nenhum apartamento, atender nenhum cliente. Até o dia em que ficou depois da hora no estande e conseguiu o primeiro interessado. Nascia ali o corretor da madrugada. “Vendo imóveis para quem trabalha à noite e para quem curte a noite. Estou há oito meses trabalhando como corretor. Em quatro, não vendi nada. Nos outros quatro, estou na madrugada e vendi 14”, diz Beato. Em junho, ele foi o segundo maior vendedor entre os 3 mil corretores com quem trabalha. Beato começou a nova rotina perto da balada, abordando quem estava a caminho de uma boate ou de um teatro, que ficam no centro de São Paulo. Vendeu seis apartamentos.A caminho da balada, a moça viu o estande, armado com bebidas para seduzir os clientes, e levou o material informativo à mãe. No domingo, durante o dia, Mônica e o marido foram conhecer o empreendimento e, na segunda-feira, fecharam a compra de duas unidades. "Achei uma baita sacada”, diz Mônica, de 46 anos.
Leia mais: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/08/corretor-de-imoveis-da-madrugada-busca-clientes-em-balada-e-mercadao.html


Caso Toddynho custará R$ 420 mil de indenização à Pepsico
A Pepsico do Brasil terá de pagar uma indenização de R$ 420 mil por ter vendido o achocolatado Toddynho contendo detergente em cidades do Rio Grande do Sul, em 2011. A empresa firmou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Estado (MPE-RS), comprometendo-se a adotar todas as medidas necessárias para evitar incidentes semelhantes. Em 2011, ao menos 39 pessoas de 15 municípios do RS passaram mal e relataram ardência ou irritação na mucosa da boca ao ingerir o produto. No dia 30 de setembro, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul determinou a interdição cautelar do achocolatado, depois de análises laboratoriais mostrarem que cerca de 80 unidades de 200 ml possuíam um pH muito alto para um alimento. O acordo com o MPE-RS não anula as ações individuais movidas pelas vítimas na Justiça.

Empresa acusada de controlar tempo de uso do banheiro é condenada a indenizar empregada no Paraná
O Tribunal Superior do Trabalho condenou a Teleperformance, empresa de telemarketing instalada em Curitiba, a indenizar uma funcionária em R$ 20 mil por danos morais por limitar em cinco minutos suas pausas no serviço para ir ao banheiro. “A restrição de uso de banheiros por parte do empregador, em detrimento da satisfação das necessidades fisiológicas do empregado, pode configurar lesão à sua integridade”, anotou a ministra relatora Kátia Magalhães Arruda.
Leia mais: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/08/21/empresa-acusada-de-controlar-tempo-de-uso-do-banheiro-e-condenada-a-indenizar-empregada.htm

Procon quer tirar do ar promoção de chocolate com a novela Carrossel
O Procon-SP vai notificar a Cacau Show nesta segunda-feira (20) a retirar do ar e a prestar esclarecimentos a respeito da publicidade do produto Chocoarte, que vem sendo veiculada na página da empresa na internet e nos intervalos da novela Carrossel, do SBT. O produto não é encontrado mais nas lojas. A empresa disse que já havia pedido a retirada do comercial no dia 13 (segunda-feira da semana passada). O Chocoarte contém bilhetes que dão direito a visitar a fábrica da empresa na companhia de atores da novela. Segundo pais e lojas da Cacau Show no interior paulista ouvidos pelo UOL, não existe mais o produto em estoque desde a segunda semana deste mês e não há previsão de reposição porque os 200 mil itens fabricados já foram distribuídos ao comércio. A empresa não pode fabricar mais o Chocoarte devido ao regulamento da promoção, que limita os produtos àquela quantidade. Leia mais: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/08/20/procon-quer-tirar-do-ar-promocao-de-chocolate-com-a-novela-carrossel.jhtm 

Gulliver investe 8% do faturamento anual em linha inspirada em Neymar
A fabricante de brinquedos Gulliver lança, nesta semana, uma linha inspirada no jogador de futebol Neymar. A empresa fechou contrato com o atleta que joga no Santos em maio deste ano e está fabricando dez produtos, de futebol de botão a bonecos articulados com cara do atleta. A Gulliver investiu 8% de seu faturamento no projeto, no desenvolvimento da linha e em marketing, com a perspectiva ter crescimento de 15% em receita neste ano. A empresa não informa valores absolutos.
Leia mais: http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2012/08/gulliver-investe-8-do-faturamento-anual-em-linha-inspirada-em-neymar.html 

O Procon multou Grendene mais de 3 milhões por campanhas publicitárias abusivas
O Procon multou a marca em R$ 3.192.300,00 acusando-a de realizar campanhas publicitárias abusivas para crianças. A decisão é resultado de uma denúncia feita pelo Instituto Alana em 2009. Segundo o Instituto, as propagandas, veiculadas na TV em 2009 em meio à programação infantil, das linhas femininas como Barbie estimulavam comportamentos adultos enquanto as linhas masculinas de Ben 10 Galaxy, entre outras, tinham como ícones super-heróis e alguns personagens, o que, para a entidade, poderia causar confusão para as crianças entre o que é real e fantasia. Além disso, o Procon contestou a promoção de venda casada de sandálias com brindes. A fabricante recorreu da decisão e caso seja condenada, terá 30 dias para pagar a multa. Leia mais: http://www.gironews.com/informacoes-de-fornecedores/grendene-deve-pagar-rs-3-mi-de-multa-por-anuncios-de-2009-15524/ 

Engenheiro planeja viagens sozinho para economizar
Planejar as férias sem o apoio de agências de turismo dá menos trabalho do que você pensa. Com um pouco de paciência e pesquisa é possível conseguir bons descontos. É o que faz o engenheiro Andre Leidenheimer Ruiz Soler, 39 anos. Ele diz que já conheceu mais de 150 cidades pelo mundo e, em quase todos os passeios, planejou tudo sozinho. "Já viajei com pacotes de agências de turismo e vi que não tinha nada de diferente. Além disso, tem regras engessadas, como aqueles translados que ninguém quer fazer, e costumam ser mais caros". Quem compra um pacote fechado, contudo, fica refém dos preços firmados entre as operadoras e companhias aéreas. Outra dica de Soler é usar a velha aliada das finanças: uma planilha de custos.  "Às vezes dá preguiça, mas no fim acabamos planejando tudo sozinhos", afirma. Leia mais: http://estadao.br.msn.com/economia/engenheiro-planeja-viagens-sozinho-para-economizar

TRT condena Mc Donalds por fornecer lanche aos trabalhadores no lugar do tíquete-refeição


O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em São Paulo condenou a Mc Donald’s a pagar o valor diário referente ao tíquete-refeição a um ex-funcionário pelo período em que ele trabalhou na lanchonete. O relator do caso, juiz Ricardo Costa Trigueiros, afirmou que o "o fornecimento de lanche pelo empregador a seus empregados, não se confunde com a refeição preconizada na norma coletiva”, sobretudo ao considerar o elevado teor calórico e o “questionável grau nutritivo dos produtos comercializados” pela empresa. O juiz ainda considerou que “a imposição do consumo diário de simples lanche que não supre as necessidades alimentares do trabalhador” e que pode por “em risco a sua saúde". Leia mais: http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/44472-trt-condena-mc-donalds-por-fornecer-lanche-aos-trabalhadores-no-lugar-do-tiquete-refeicao.html

McDonald'S Investe em embalagem sustentável
O McDonald’s anuncia que no período de um ano, a rede reduziu o consumo de papel nas operações dos restaurantes do Brasil. Segundo a companhia, o resultado se deve a uma mudança na gramatura do papel utilizado nas embalagens dos produtos, que mesmo com uma espessura menor, consegue assegurar a qualidade dos lanches. “Todas as embalagens utilizadas nas unidades já são projetadas para minimizar a quantidade de material utilizado. Constantemente nós também estudamos novas maneiras de maximizar essa economia”, explica Celso Cruz, diretor de Supply Chain da companhia. Leia mais: http://www.gironews.com/franchising/mc-donalds-investe-em-embalagem-sustentavel-15495/

Molhos para salada ganham mercado
ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
http://www.abrasel.com.br/index.php
O brasileiro não tem tradição como consumidor de molhos para salada, mas a mudança de hábitos da população, impulsionada pela dinâmica da vida urbana e o novo cenário econômico, trouxe alento ao segmento, atualmente abastecido por marcas como Hellmann´s (Unilever); Liza (Cargill); Castelo e Predilecta. No ano passado, segundo pesquisa Nielsen, o volume de vendas desses produtos nos supermercados cresceu 4,3%, um salto de 2,723 mil toneladas (em 2010) para 2,839 mil toneladas. O consumo junto ao auto-serviço reflete apenas um dos lados da demanda. Atualmente, e especialmente nos grandes centros urbanos, os molhos prontos para salada também são servidos ao consumidor que se alimenta fora de casa, em estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes  e padarias. Leia mais: http://www.abrasel.com.br/index.php/component/content/article/7-noticias/1590-150812-molhos-ganham-mercado.html

Empresários usam estratégias para atrair clientes
ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
http://www.abrasel.com.br/index.php
No inverno, com temperaturas mais baixas, alguns setores tendem a perder vendas, como as sorveterias, por exemplo. "No inverno, as pessoas vão até as padarias e querem muitos pães: francês, italiano, ciabata. Gostam de levar para casa para comer com sopa e a gente resolveu fazer o caldo na padaria", explicou a proprietária Mônica Malta. Marcelo Andrade é dono de um bar e, por causa das baixas temperaturas, lançou a noite do vinho. Foi a época em que o inverno significava queda nas vendas em sorveterias. Uma delas apostou no petit gateu, um bolinho quente de chocolate com duas porções de sorvete.  "Temos de 15 a 20 variedades quentes. Temos também o fundue, que é um chocolate quente com frutas", disse o proprietário Geraldo Lopes. "Analise suas vendas do ano passado e verifique os produtos que mais saíram e aí você vai começar a pesquisar produtos complementares e veja o que se consome junto com eles", explicou o consultor.
Leia mais: http://www.abrasel.com.br/index.php/component/content/article/7-noticias/1588-140812-empresarios-usam-estrategias-para-atrair-clientes.html 

Erro em anúncio de videogame faz consumidor prestar queixa na polícia
http://s03.video.glbimg.com/x240/2083922.jpgConsumidores foram à delegacia nesta sexta-feira (10) contra o descumprimento de um anúncio de videogame. O hipermercado Extra publicou nos jornais uma propaganda oferecendo o aparelho,  que vale em torno de R$ 1 mil, por R$ 279. Mas quem foi até a loja saiu de mãos vazias. O Extra colocou um aviso em todas as lojas dizendo que o preço do videogame foi publicado errado e que o valor correto é R$ 999. Mas o Procon explica que isso não resolve o problema: o que o que vale é o que está no anúncio. O Código de Defesa do Consumidor não deixa dúvida. o preço anunciado tem que ser respeitado. A loja é obrigada a vender o videogame pelo valor publicado ou oferecer um produto equivalente pelo mesmo preço. Leia mais: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/08/erro-em-anuncio-de-videogame-faz-consumidor-prestar-queixa-na-policia.html 

Empresa brasileira investe em chocolate que não engorda
Comer chocolate sem preocupação com a silhueta. Essa é a proposta da linha Premium desenvolvida pela empresa catarinense Emagrecer Comendo – Alimentos Especiais. Na embalagem, a explicação para uma ideia tão atraente para os chocólatras que precisam tomar cuidado com o peso: o produto tem 54% de cacau, zero açúcares e lactose. O produto foi apresentado na 32ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, organizada pela Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), que terminou nessa quinta-feira (9), no Rio de Janeiro. A empresa é uma das 98 expositoras de 11 estados que fazem parte da rede Comércio Brasil, iniciativa do Sebrae que abre canais de comercialização para micro e pequenos negócios. Leia mais: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/empresa-brasileira-investe-em-chocolate-que-nao-engorda 

Governo irá liberar administração privada em pequenos aeroportos
Uma boa notícia para a aviação nacional: o Governo Federal baixará um decreto autorizando as empresas privadas a operarem comercialmente a chamada aviação executiva. De acordo com o matéria do Valor Econômico, o decreto já foi aprovado pela presidente Dilma Rousseff e pela Casa Civil, permitirá que o setor privado construa aeroportos para pouso e decolagem de jatinhos e aviões de pequeno porte, além de helicópteros, e faça exploração comercial dessas unidades. Atualmente, o Brasil dispõe de dezenas de aeroportos privados de pequeno porte, mas eles não podem atuar comercialmente. Os donos não podem cobrar taxas de pouso e decolagem nem instalar lojas comerciais em suas dependências. A meta oficial é fazer com que o atendimento da população salte de 79%, num raio de 100 Km, para 94%. O projeto exigirá a construção de novos aeroportos e a ampliação e reforma dos já existentes. Leia mais: http://www.nominuto.com/blog/pensando-economia/governo-ira-liberar-admnistracao-privada-em-pequenos-aeroportos/33957/

Para Anatel, TIM derruba sinal de propósito, diz jornal
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) escreveu em relatório, citado pela Folha de S.Paulo, que a operadora de telefonia móvel TIM derruba de propósito o sinal de seus clientes. Os usuários do plano chamado Infinity pagam por cada ligação, não pelo tempo da chamada, e, por isso, a operadora teria interesse em derrubar o sinal enquanto o cliente fala, obrigando-o o ligar novamente. De acordo com a reportagem, a Anatel monitorou as chamadas entre março e maio e notou que, para os clientes do Infinity, a queda de ligações era quatro vezes mais frequente do que para os demais. Ainda segundo a Folha, a Anatel constatou que a TIM faturou R$ 4,3 milhões ao derrubar no total 8,1 milhões de ligações. Leia mais: http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2012/08/07/para-anatel-tim-derruba-sinal-de-proposito-diz-jornal/

Veja 15 franquias americanas que buscam investidor no Brasil
O brasileiro gosta de conhecer novos sabores. Fatores como a rotina de trabalho e a ascensão da classe C têm levado a população a comer mais vezes fora de casa.  Esse cenário tem atraído o interesse de várias franquias estrangeiras do setor.  Então, muitas marcas estrangeiras estão vendo no Brasil uma grande oportunidade", afirma Paulo César Mauro, presidente da Global Franchising, empresa especializada no desenvolvimento de canais de distribuição. Entre 15 franquias que atualmente negociam sua implantação no País estão redes de café, massas, comida saudável, casual dining, frozen yogurt e smoothies, vitamina com frutas e sorvete de iogurte. Entre essas empresas, está a Smoothie Factory que procura uma masterfranquia nacional. E a Sub Zero, especializada em sorvetes e iogurtes. Outro destaque é rede de comida italiana Alfredo's. Também estuda a entrada no Brasil a cadeia de restaurante Winger's, especializada em buffalo wings (asas de frango). Leia mais: http://grupoanel.blogspot.com.br/2012/08/sexta-3-8-12-destaque-das-principais.html

Magazine Luiza é condenada a multa de R$ 1,5 milhão por ação trabalhista
O Magazine Luiza, varejista com sede em Franca (SP), foi condenado pela Justiça do Trabalho a pagar multa de R$ 1,5 milhão por dumping social, prática caracterizada pela redução de custos da empresa por meio do corte ou eliminação de direitos trabalhistas. A condenação expedida esta semana pelo juiz Eduardo Souza Braga, da 1ª Vara do Trabalho de Franca, para a qual cabe recurso, refere-se a uma ação civil pública aberta em 2011 pelo Ministério Público do Trabalho, com base em 87 autuações de fiscais em diferentes lojas do interior de São Paulo. Na sentença, o juiz redigiu que a empresa "promoveu a diminuição de seus custos com mão de obra de forma ilícita, em prejuízo a empresas concorrentes cumpridoras de suas obrigações trabalhistas, com danos que superam uma órbita meramente individual". Em nota, a assessoria de imprensa do Magazine Luiza informou que já recorreu da decisão e que “mantém uma política de práticas exemplares de valorização das pessoas”. Leia mais: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/magazine-luiza-e-condenada-a-multa-de-r-1-5-milhao-por-acao_156349/

MRV entra na ‘lista suja’ do trabalho escravo e pode perder crédito na Caixa
SÃO PAULO - A construtora MRV, uma das cinco maiores do País, entrou no cadastro de empregadores flagrados com exploração de mão de obra em condições análogas à escravidão. A chamada "lista suja" foi divulgada na noite de segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo o órgão, as empresas citadas no cadastro estão impedidas de contratar crédito em bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal. A empresa é citada três vezes na lista, com irregularidades em obras de suas filiais de Bauru e de Americana, no interior de São Paulo, e de sua subsidiária Prime Incorporações, em Goiânia (GO). O cadastro contém 398 pessoas físicas e empresas, a maioria fazendeiros e companhias ligadas ao agronegócio. Leia mais: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,mrv-entra-na-lista-suja-do-trabalho-escravo-e-pode-perder-credito-na-caixa,121624,0.htm

Kaiser tem resultados positivos após mudanças e surpreende
 Rio de Janeiro - Quase nove meses após se reposicionar no mercado, a Kaiser surge hoje como uma das 10 marcas mais importantes no mundo para o grupo Heineken, atual produtor da cerveja. Depois das mudanças para adequação aos padrões da companhia holandesa, o índice de rejeição entre os consumidores passou de 15% em novembro de 2011, para os atuais 5,6%. Pesquisas apontam que a Kaiser aparece entre as três marcas mais lembradas por 40% dos consumidores brasileiros, dobro do índice alcançado antes das mudanças. O principal objetivo do reposicionamento foi voltar a Kaiser principalmente para uma classe C emergente, democratizando a cultura da Heineken por meio de um preço mais acessível. Outra estratégia usada pela companhia foi o lançamento da Kaiser barril, que conta com 50% da sua produção importada da Holanda. Leia mais: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/kaiser-tem-resultados-positivos-apos-mudancas-e-surpreende

Coca-Cola lança embalagens com os 150 nomes mais comuns do Brasil
A Coca-Cola Zero lançou uma nova campanha que colocou no mercado 150 tipos diferentes de embalagens. Cada modelo tem um nome próprio de uso comum no Brasil, e o objetivo é buscar a personalização na relação com o público. Se o seu nome não estiver entre os 150, ainda existe uma votação aberta na Fan Page da marca para escolher mais 50 nomes a serem colocados nas embalagens do refrigerante. A ação faz parte da campanha "Descubra a Sua Coca-Cola Zero". Leia mais: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/coca-cola-lanca-embalagens-com-os-150-nomes-mais-comuns-do-brasil/57694/

Nova loja on-line brasileira ajuda na importação de produtos dos EUA
As viagens de volta ao Brasil a partir dos Estados Unidos sempre eram seguidas por pedidos de compras para familiares, segundo Guilherme Bastos, que trabalhou no eBay durante 8 anos. "Era aquele terror na semana anterior da volta ao Brasil”, lembra. Tentando resolver o problema, Bastos ajudou a fundar no Brasil a Dabee, uma loja social que tem o objetivo de ajudar na importação de produtos de fora. Os usuários podem pedir produtos dos Estados Unidos, onde a Dabee tem dois armazéns, de alguns países da Europa e da Austrália. Antes do envio do produto ao país, o executivo afirma que a empresa confere os documentos necessários para não haver problemas na alfândega. Leia mais: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/07/nova-loja-line-brasileira-ajuda-na-importacao-de-produtos-dos-eua.html

Cliente ganhará produto se encontrar um com prazo vencido
O Procon do Rio de Janeiro, em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e com o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública, assinará, nesta segunda-feira (30/7), acordo que garante ao consumidor o direito de receber gratuitamente outro produto caso encontre nos estabelecimentos mercadorias com o prazo de validade expirado. Se não existirem mais unidades do item, ele deverá receber outro que seja equivalente. Cerca de 500 lojas que integram as redes de supermercado participarão da campanha em todo o município, que começará a valer a partir do dia 15 de agosto. Leia mais: http://www.conjur.com.br/2012-jul-30/consumidor-rio-ganhara-produto-encontre-algum-prazo-vencido

Estrela, Mattel e Gulliver encaram novo perfil infantil
Fabricantes lançam mão de tecnologia, inovam portfólio e reforçam parcerias para atender consumidor dos novos tempos. O setor deve movimentar R$ 3,8 bilhões neste ano. Nesse caminho, a Estrela que completa 75 anos em 2012, lançou a versão online do tradicional jogo de tabuleiro Banco Imobiliário. A promessa é de mais cinco lançamentos do mesmo tipo até o final do ano, todos em parceria com a Apple Store. Segundo Ricardo Ibarra, presidente da Mattel do Brasil, a estratégia escolhida pela companhia também está nas parcerias. Apesar de parecer uma constatação óbvia, é importante ressaltar que os brinquedos representam cerca de 50% do faturamento da Mattel e a outra metade vem de produtos como roupas, calçados, produtos de higiene e alimentos, resultados de parcerias com C&A, Grendene, Avon e Kraft. No começo deste ano a Mattel anunciou ainda a Grow como fornecedora nacional de cartas e quebra-cabeças, até então importados da Ásia. A Gulliver vai na contramão e se volta para o público masculino, ou melhor, para os meninos de zero a 12 anos. Atualmente a empresa aposta no licenciamento de produtos da Turma da Mônica, Bananas de Pijamas e no times de futebol. Uma aposta promissora para crescer. Leia mais: http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/estrela-mattel-e-gulliver-encaram-novo-perfil-infantil_120011.html 

Máquina recolhe moedas e gera crédito para depósitos bancários e compras
Os equipamentos para depósito de moedas HESS CoinIn verificam, contam e validam grandes volumes em moedas de forma confiável e com rapidez. Com eles, moedas falsas ou objetos que não sejam moedas são detectados e descartados com segurança. Os equipamentos são facilmente integrados em plataformas de intranet, desta forma, podem ser monitorados e administrados remotamente. Estão prontos para o uso 24 horas por dia e são perfeitamente adequados para o autoatendimento. A separação clara da área de valores e de serviços permite que o acesso seja restrito para funcionários autorizados do banco ou da empresa de transporte de valores (CIT). Os equipamentos também impressionam pelo seu funcionamento simples e resistente. Para identificação e autorização do usuário, possuem um leitor híbrido para cartões magnéticos e com chip (opcional), outra forma de acesso é por meio de senha. Também é possível a configuração de taxas de cobranças personalizadas por cliente. Site oficial: http://hesslatam.com/port/coinIn312.php 

Procon-SP aciona Nokia por campanha 'Perdi meu amor na balada'
O Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, abriu um procedimento investigativo para averiguar se a Nokia desrespeitou o código de defesa do consumidor ao lançar o vídeo viral "Perdi meu amor na balada". O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) também instaurou processo ético para apurar se a campanha seguiu as regras publicitárias. O diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Goes, explica que código de defesa do consumidor prevê que toda comunicação publicitária seja claramente identificada, de maneira que o consumidor possa reconhecê-la como tal, por uma "questão de ética". Segundo ele, a Nokia está sendo notificada para apresentar esclarecimentos em relação a campanha. Caso o Procon-SP entenda que houve uma transgressão, a empresa pode receber multa de até R$ 6 milhões. Leia mais: http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2012/07/procon-sp-aciona-nokia-por-campanha-perdi-meu-amor-na-balada.html

Empresa ganha primeiro milhão vendendo anúncio em saco de pão
O empreendedor Wagner Rover viu uma oportunidade de negócio num item banal, porém, muito presente no dia a dia das pessoas: o saco de pão. Publicitário por formação, ele se questionava porque ninguém ainda tinha explorado o potencial de um meio capaz de levar uma mensagem para dentro das casas dos consumidores e com alto tempo de exposição. Em 2009, mesmo com a esposa grávida do segundo filho, deixou o cargo de gerente de marketing de uma grande fabricante de computadores brasileira para apostar no próprio negócio.As embalagens são distribuídas de graça para as padarias e o lucro da empresa provém, exclusivamente, da venda de anúncios. “Antes de completar um ano de mercado, em dezembro de 2011, a AZ Direct já havia faturado R$ 1 milhão. O produto que mais se destacou foi o saco de pão, representando 99% do faturamento. Vi que era uma grande oportunidade e, em 2011, criei a DivulgaPão”, declara. Leia mais: http://m.economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/07/23/empresa-ganha-primeiro-milhao-vendendo-anuncio-em-saco-de-pao.htm 

Abrir negócio ligado a franquias famosas custa a partir de R$ 5.000
Franquias famosas e já consolidadas estão lançando novas marcas, a um custo menor de instalação do negócio para o franqueado. O objetivo de abrir novas redes é alcançar mais nichos de atuação e explorar as oportunidades que surgem no mercado. A rede Emagrecentro, que atua na área de beleza e estética, por exemplo, agora tem no seu portifólio uma franquia de cuidados automotivos, a Auto Spa Express. Mais exemplos são a Chocolates Brasil Cacau, do Grupo CRM, detentor da chocolateria Kopenhagen. Há ainda a Box 30, rede de salgadinhos do Habib's, que traz um novo modelo de negócios de alimentação sem salão, com investimento a partir de R$ 300 mil. Leia mais: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/07/19/franquias-famosas-abrem-novas-redes-com-investimento-a-partir-de-r-5000.jhtm
Após máquina de coxinha, empresa cria equipamento que faz brigadeiro
Após fazer sucesso com a criação da máquina que faz doces e salgados, como coxinhas, o empresário Gilberto Poleto, dono da fábrica Bralyx, agora investe nos docinhos, com uma máquina de fazer trufas, beijinhos e brigadeiros. Com capacidade de produzir 3.000 unidades de 30 gramas por hora, o equipamento foi desenvolvido para pequenos comércios, como padarias e cafés, ou até mesmo para autônomos que produzem os quitutes em casa para eventos ou festas. O preço médio do produto é de R$ 40 mil. “Detectamos que tantos essas empresas quanto esse pessoal que faz chocolate, trufa em casa, vinha pedindo uma máquina para atender a demanda maior de supermercados, festas”, explica Poleto. De acordo com o empresário, a máquina não faz a massa do brigadeiro – para isso, a empresa possui outro equipamento –, mas enrola e passa o confeito no doce. “Ela faz a bolinha, que cai dentro de uma mesa giratória. O brigadeiro já cai em cima do chocolate granulado. O beijinho já cai em cima do coco ralado”, explica. Leia mais: http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2012/07/apos-maquina-de-coxinha-empresa-cria-equipamento-que-faz-brigadeiro.html
Empresa fatura R$ 1,5 milhão com franquia de coxinhas, quibes e afins
Empresa garante entrega de até mil salgados em 30 minutos
Há quatro anos ele passou a investir em gestão e tecnologia para profissionalizar o mercado de encomendas de coxinhas, quibes, risoles de queijo e afins. Já desembolsou R$ 2,5 milhões para estruturar a primeira franquia de delivery de salgados do Brasil, que não por acaso chama-se Salgados do Brasil. Agora, acaba de reestruturar a ideia. Além das entregas, quer também oferecer as guloseimas dentro da loja, que vai virar uma rede de fast food de salgadinhos, sempre no modelo de franquias. A empresa tem 1 ano de vida e, até agora, arregimentou três franqueados – em Fortaleza (CE),  São Luis (MA) e Brasília – além de duas lojas próprias na capital paulista, nos bairros de Perdizes e Vila Olímpia. Com faturamento de R$ 1,5 milhão nos primeiros doze meses e previsão de dobrar as cifras em 2012, o negócio vende como principais atributos a qualidade – “não é conversa de vendedor, mas nossos salgados são ótimos” – e a eficiência produtiva, com capacidade de atender pedidos de entrega de até mil salgados em 30 minutos. Leia mais: http://www.bfnews.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=41938:empresa-fatura-r-15-milhao-com-franquia-de-coxinhas-quibes-e-afins&catid=11:economia&Itemid=6
 
Madeiramadeira amplia atuação no Brasil com aportes da Monashees capital, Kaszek e Flybridge
Investimento pretende ajudar empresa a ampliar soluções digitais para o varejo de materiais de construção e fortalece seu pioneirismo no mercado. A MadeiraMadeira (www.madeiramadeira.com.br), primeira empresa brasileira focada na venda de materiais de construção e acabamento pela internet, acaba de receber sua primeira rodada de investimentos da Monashees Capital, Kaszek Ventures e Flybridge Capital Partners. Além dos fundos, também recebeu aporte dos fundadores de duas das maiores empresas de materiais de construção on-line dos Estados Unidos – Niraj Shah, fundador da Wayfair, e Christian Friedland, fundador da Build.com. http://www.inteligemcia.com.br/78677/2012/07/16/madeiramadeira-amplia-atuacao-no-brasil-com-aportes-da-monashees-capital-kaszek-e-flybridge/
  
Franquia da Starbucks será aberta dentro de casa funerária nos EUA
Uma funerária na cidade de Easley, no estado norte-americano da Carolina do Sul, anunciou que irá abrir uma franquia da rede de cafeterias Starbucks como adicional aos seus serviços - que já incluem uma capela e um crematório, de acordo com reportagens da mídia local. Com a novidade, a casa, que está sob o comando da quarta geração da família, será a primeira a oferecer os produtos da marca na cidade, de acordo com a rede de TV CNN. Além dos cafés, também serão oferecidos aos clientes salgados e doces e haverá um espaço com lareira e sinal de internet gratuito. Robinson afirmou à CNN que a família tem recebido um retorno positivo da comunidade sobre a ideia. Leia mais: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/07/franquia-da-starbucks-sera-aberta-dentro-de-casa-funeraria-nos-eua.html
Usina em Vitória de Santo Antão fará biodiesel de alga
A primeira fábrica do mundo de biocombustíveis extraídos de algas será erguida na cidade pernambucana de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. O investimento de 8 milhões, algo em torno de R$ 20 milhões (conforme a cotação do euro de segunda, 9, é capitaneado por uma parceria entre a empresa austríaca See Alge Technology (SAT) e o tradicional grupo pernambucano do setor sucroalcooleiro JB. Em uma área de um hectare, situada em terras da JB, será construída a planta com capacidade de produzir 1,2 milhão de litros anuais de biodiesel, que empregará até 30 pessoas na sua primeira etapa e que começa a rodar entre outubro e dezembro de 2013. A tecnologia empregada na fábrica consiste em recolher o gás carbônico (CO2) que sai das caldeiras da usina e utilizá-lo na criação de algas. Além disso, para fornecer a luz que esses animais precisam para se desenvolver, serão instaladas placas especiais que captam energia solar e a distribuem de forma homogênea para dentro de cilindros com cinco metros de altura e 1,20 de diâmetro. Esse sistema é fruto de dois anos de pesquisa da SAT e foi testado num grande laboratório na cidade de Timelkam, no norte da Áustria. Leia mais: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/noticia/2012/07/10/usina-em-vitoria-de-santo-antao-fara-biodiesel-de-alga-48578.php

Shopping investe para o 'estacionamento esperto'
Com investimento de R$ 500 mil, o CenterVale Shopping, de São José dos Campos, pretende acabar com a espera por uma vaga em seu estacionamento. Uma tecnologia desenvolvida por uma empresa portuguesa e inédita no interior do estado --chamada de Vaga Certa-- será implantada no edifício garagem.  Ao entrar no local, o motorista irá se deparar com um painel luminoso indicando quantas vagas livres existem em cada andar. O equipamento será implantado tanto na entrada pelo estacionamento descoberto do piso mais baixo, como na entrada pela rua Viena. Em cada pavimento do edifício garagem, um sensor com luz LED será instalado no teto, sobre a vaga. A cor da luz indicará se a vaga está ocupada (vermelho), livre (verde) e se a mesma é preferencial: azul para deficiente e amarelo para idoso. Concomitantemente, a tecnologia será disponibilizada como aplicativo para smartphones e tablets. “As pessoas vão poder saber, antes de sair de casa, como está o estacionamento, quantas vagas estão livres" disse Nunes. Leia mais: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/27057/Shopping+investe+para+o+%27estacionamento+esperto%27

Construtoras e imobiliárias investem cada vez mais em vantagens para os clientes
Construtoras investem em descontos e brindes como fogão, geladeira, armários, TV por assinatura e piso em porcelanato, além da escritura de graça para driblar a concorrência e a desaceleração no mercado. Preços menores podem ser encontrados em unidades do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e até em unidades fora do Sistema Financeira de Habitação (SFH), ou seja, com valor acima de R$ 500 mil.  As imobiliárias também premiam os compradores. A PHD Imobiliária oferece hospedagem de uma semana no Caribe com direito a acompanhante, além de a escritura do imóvel sair de graça. A empresa, com sede no Recreio dos Bandeirantes, oferece vários imóveis na região da Zona Oeste. “Fazemos promoções pontuais como a escritura gratuita. Nesse caso, a economia será de R$1.200”, diz Alexandre Mattos, diretor da PHD. Leia mais: http://odia.ig.com.br/portal/imoveis/construtoras-e-imobili%C3%A1rias-investem-cada-vez-mais-em-vantagens-para-os-clientes-1.460652 

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