terça-feira, 29 de junho de 2010

Anúncio de supermercado "elimina" Brasil da Copa

Barrigada da Folha de SP


Anúncio de supermercado "elimina" Brasil da Copa

Publicidade da rede Extra publicada nesta terça-feira no jornal Folha de S.Paulo considerou derrota da seleção para o Chile

iG São Paulo

Nesta segunda-feira, o Brasil venceu o Chile por 3 a 0 e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo. Contudo, não foi isso que considerou um anúncio da rede de supermercados Extra publicado nesta terça-feira do Jornal Folha de S. Paulo. A arte, que está na página D11 do suplemento de esportes do jornal "Folha de S. Paulo".

“A I qembu le sizwe (que significa seleção no idioma zulu, informa o anúncio) sai do Mundial. Não do coração da gente”, diz a peça publicitária, publicada equivocadamente no jornal. Que ainda completa: “Valeu, Brasil. Nos vemos em 2014”. Veja a imagem abaixo:

Anúncio de supermercado



Foto: Reprodução
Anúncio publicado nesta terça-feira na Folha de S.Paulo
http://copa2010.ig.com.br/anuncio+de+supermercado+elimina+
brasil+da+copa/n1237686758472.html

=============================================


Este é o comunicado oficial do Extra:
“O Extra lamenta o erro ocorrido hoje na veiculação do anúncio, no jornal Folha de S. Paulo, pág D11. A empresa informa que a Folha de S. Paulo errou na seleção do material para publicação e irá se retratar publicamente com a correção do material visto que, como patrocinador da seleção, a rede Extra tem sido um entusiasta do time brasileiro.”
O jornal tinha dois anúncios de opção: um para o caso de vitória, outro para o caso de derrota. Esta coluna está aguardando uma posição oficial da Folha.
======

Segundo o departamento comercial da Folha de São Paulo, a veiculação do anúncio ainda está sendo apurada e, por enquanto, não é possível explicar se o erro foi realmente por parte da Folha ou da house do Grupo Pão de Açúcar.

O Grupo Pão de Açúcar é patrocinador oficial da Seleção Brasileira até o fim da Copa da África através da marca Extra.


====================

A mesma edição traz ainda um outro anúncio da rádio Transamérica que convida para o jogo de ontem entre Brasil e Chile.
====================

Tentando apagar o estrago segue a publicidade que seria a correta:



O presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz, afirmou na sua página no Twitter que o grupo "tomará providências" e que serão responsabilizados os culpados pelo anúncio da rede de supermercados Extra.

Em seu microbolog, o empresário publicou a seguinte declaração numa sequência de posts, por volta das 15h desta terça:
" Estou ao lado dos que se indignaram com o anuncio publicado erroneamente pelo jornal.
Ontem o Brasil fez seu melhor jogo na #Copa. Infelizmente, a Folha de SP cometeu um grave erro com o anúncio do Extra, o que é inadmissível.
Não compartilhamos com a impunidade e tomaremos as providências, que não eliminarão o erro, mas irá responsabilizar os culpados
Como Pres. do Conselho de Adm. do GPA (sic) peço desculpas, em meu nome e do Grupo, aos brasileiros e, principalmente, aos jogadores da seleção".

===========


Folha assume erro em peça publicitária do Extra


São Paulo - O jornal Folha de S.Paulo divulgou nesta tarde uma nota de esclarecimento em que assume o erro na veiculação do anúncio assinado pela rede de varejo Extra. A peça publicitária, publicada no Caderno Copa de hoje, sugere a eliminação da equipe brasileira do Mundial da África. De acordo com a Folha de S.Paulo, um anúncio-errata será publicado na edição de amanhã do Caderno Copa do jornal.

===========

Comentário do blog -
A receita é simples: Após fazer a arte, sempre peça para alguém dar uma conferida no material.
Não importa se você é de uma agência enorme ou é um simples trabalho caseiro. O designer pode ser o cara mais entendido em Photoshop(r) ou CorelDraw(r), isso não impede que aconteça erros no texto. Porém no caso acima nem foi o caso.
O texto está correto, a arte está correta. Só foi colocada na campanha errada. Este é um trabalho de mídia onde a agência realiza a campanha preparado para o resultado positivo e também para o negativo.
O que aconteceu foi que foi enviado a arte errada para a impressão.
 Um exemplo de erro comum acontece na própria matéria escrita acima pelo ig onde estava escrito “A I qembu le sizwee" foi corrigido para “A I qembu le sizwe" com um "e" somente na palavra "sizwe". Obviamente ninguém vai deixar de entender a matéria por causa de um erro deste, mas se fosse redigido por outra pessoa o erro não seria publicado. Principalmente em uma matéria que fala justamente do erro dos outros.

Jornal publica errata sobre anúncio que 'elimina' seleção da Copa


Edição desta quarta-feira da "Folha" ainda traz o anúncio correto.
Anúncio do Grupo Pão de Açúcar, na véspera, tirava país dos jogos.
Do G1, em São Paulo
Jornal publica errata sobre anúncio que 'elimina' seleção da Copa

O jornal "Folha de S. Paulo" publicou nesta quarta-feira (30) um comunicado admitindo o erro ao veicular um anúncio da rede de supermercados Extra, do Grupo Pão de Açúcar, que destacava a "eliminação" da seleção brasileira da Copa do Mundo na edição do jornal desta terça (29). Na segunda-feira (28), o Brasil venceu o Chile por 3 a 0 nas oitavas-de-final da competição.
http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/06/jornal-publica-errata-sobre-anuncio-que-elimina-selecao-da-copa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe https://plus.google.com/u/0/113411892253572154831