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Noticias
sexta-feira, 13 de abril de 2012
atualizado 13/04/2012 15:04
Faturamento de micro e pequenas sobe 8,2% em fevereiro, diz Sebrae
As micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram um aumento de 8,2% no faturamento real em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2011, de acordo com indicador divulgado nesta terça-feira (10) pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP). No comparativo entre fevereiro e janeiro de 2012, as MPEs registraram queda de 3,5% no faturamento real – devido ao "efeito calendário", segundo o Sebrae-SP, já que fevereiro teve três dias úteis a menos que janeiro. A variação positiva do período foi impulsionada principalmente pelo setor de comércio, cujo faturamento subiu 13,5% em fevereiro. O setor de serviços experimentou alta de 3,4% no faturamento e, de indústria, de 1,9%. De acordo com o Sebrae-SP, a pesquisa indica que todas as regiões do estado tiveram resultados positivos no período: Região Metropolitana de São Paulo (+13,0%), interior (+3,7%), Grande ABC (+4,3%) e município de São Paulo (+13,0%). Leia mais: http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2012/04/faturamento-de-micro-e-pequenas-sobe-82-em-fevereiro-diz-sebrae.html
Dilma defende crescimento sem inflação
A presidente Dilma Rousseff reafirmou nesta sexta-feira, em cerimônia alusiva à exposição sobre o Programa de Apoio à Competitividade da Indústria, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, seu compromisso com o que chamou de "princípios básicos", destacando entre eles "acabar com a pobreza" e "crescer de forma acelerada". "É isso que significa aumentar a produtividade, termos de capacidade de crescer sem gerar inflação. País rico é país que é capaz de manter sua indústria crescendo, competitiva", afirmou.
O Programa de Apoio à Competitividade da Indústria tem investimento previsto de R$ 1,9 bilhão, dos quais R$ 1,5 bilhão vem de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o restante, de recursos próprios. O objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é erguer 53 centros de formação profissional, reformar 250 escolas e instalar 23 institutos de inovação e 38 institutos de tecnologia. "O governo de Vossa Excelência tem feito esforços para adotar medidas que fortaleçam a indústria nacional. Neste momento, está empenhado em reduzir os juros cobrados de consumidores e empresas, equilibrar o câmbio, medidas sem dúvidas necessárias para o crescimento econômico mais robusto e igualitário", disse Andrade, dirigindo-se à presidente Dilma. Ao final do discurso, a presidente Dilma Rousseff defendeu modernizar o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, sendo muito aplaudida pelo público. Leia mais: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia%20geral,dilma-defende-crescimento-sem-inflacao,109190,0.htm
A presidente Dilma Rousseff reafirmou nesta sexta-feira, em cerimônia alusiva à exposição sobre o Programa de Apoio à Competitividade da Indústria, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, seu compromisso com o que chamou de "princípios básicos", destacando entre eles "acabar com a pobreza" e "crescer de forma acelerada". "É isso que significa aumentar a produtividade, termos de capacidade de crescer sem gerar inflação. País rico é país que é capaz de manter sua indústria crescendo, competitiva", afirmou.
O Programa de Apoio à Competitividade da Indústria tem investimento previsto de R$ 1,9 bilhão, dos quais R$ 1,5 bilhão vem de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o restante, de recursos próprios. O objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é erguer 53 centros de formação profissional, reformar 250 escolas e instalar 23 institutos de inovação e 38 institutos de tecnologia. "O governo de Vossa Excelência tem feito esforços para adotar medidas que fortaleçam a indústria nacional. Neste momento, está empenhado em reduzir os juros cobrados de consumidores e empresas, equilibrar o câmbio, medidas sem dúvidas necessárias para o crescimento econômico mais robusto e igualitário", disse Andrade, dirigindo-se à presidente Dilma. Ao final do discurso, a presidente Dilma Rousseff defendeu modernizar o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, sendo muito aplaudida pelo público. Leia mais: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia%20geral,dilma-defende-crescimento-sem-inflacao,109190,0.htm
Volkswagen eleva participação de voto na MAN
FRANKFURT - A fabricante de caminhões MAN informou nesta sexta-feira que a sua acionista majoritária, a Volkswagen, elevou sua participação de voto para 73%, de apenas 60%, no mais recente sinal de que a maior montadora de veículos da Europa em vendas está avançando em seu plano de formar uma parceria no setor de caminhões. As informações são da Dow Jones. Leia mais: http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios%20geral,volkswagen-eleva-participacao-de-voto-na-man,109191,0.htm
Antes de abrir, fábrica de monotrilho da Bombardier já exporta
A fábrica de monotrilho das Bombardier, que será aberta hoje em Hortolândia (SP), já tem encomendas do exterior: 12 carros serão exportados para a Arábia Saudita, segundo o presidente mundial da Bombardier Transportation, Andre Navarri, que está no Brasil para a inauguração. "Em São Paulo, já estamos preparados para um outro grande projeto, a linha 18 do metrô. Estamos analisando projetos no Recife e em Belo Horizonte", disse. Segundo ele, mais de 15 companhias irão se instalar ou se expandir em torno da fábrica da Bombardier. Leia mas: http://www.jornalfloripa.com.br/economia/?pg=verjornalfloripa&id=6779
A fábrica de monotrilho das Bombardier, que será aberta hoje em Hortolândia (SP), já tem encomendas do exterior: 12 carros serão exportados para a Arábia Saudita, segundo o presidente mundial da Bombardier Transportation, Andre Navarri, que está no Brasil para a inauguração. "Em São Paulo, já estamos preparados para um outro grande projeto, a linha 18 do metrô. Estamos analisando projetos no Recife e em Belo Horizonte", disse. Segundo ele, mais de 15 companhias irão se instalar ou se expandir em torno da fábrica da Bombardier. Leia mas: http://www.jornalfloripa.com.br/economia/?pg=verjornalfloripa&id=6779
Volvo quer ganhar metade das licitações de ônibus para a Copa
A montadora Volvo, fabricante de ônibus e caminhões com sede em Curitiba, planeja fornecer pelo menos metade dos 4.000 ônibus com licitação prevista até a Copa do Mundo de 2014, para atender aos projetos de mobilidade urbana das subsedes. "[Se conseguirmos] menos que a metade, eu perco meu emprego", brinca o presidente da Volvo Bus América Latina, Luis Carlos Pimenta. Os 4.000 veículos a serem disputados são destinados ao Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. Os planos da montadora, líder no mercado de BRTs (sistema de ônibus em corredores exclusivos) no Brasil, com 60% de participação, incluem não só as subsedes da Copa como todas as cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes habilitadas para receber verbas federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade. Nesta semana, a empresa dá início a uma caravana que passará por 54 cidades brasileiras, para exibir os ônibus da Volvo, e as supostas qualidades do BRT, aos potenciais clientes, inclusive prefeituras. Leia mais: http://www.jornalfloripa.com.br/economia/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=6761
A montadora Volvo, fabricante de ônibus e caminhões com sede em Curitiba, planeja fornecer pelo menos metade dos 4.000 ônibus com licitação prevista até a Copa do Mundo de 2014, para atender aos projetos de mobilidade urbana das subsedes. "[Se conseguirmos] menos que a metade, eu perco meu emprego", brinca o presidente da Volvo Bus América Latina, Luis Carlos Pimenta. Os 4.000 veículos a serem disputados são destinados ao Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. Os planos da montadora, líder no mercado de BRTs (sistema de ônibus em corredores exclusivos) no Brasil, com 60% de participação, incluem não só as subsedes da Copa como todas as cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes habilitadas para receber verbas federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade. Nesta semana, a empresa dá início a uma caravana que passará por 54 cidades brasileiras, para exibir os ônibus da Volvo, e as supostas qualidades do BRT, aos potenciais clientes, inclusive prefeituras. Leia mais: http://www.jornalfloripa.com.br/economia/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=6761
Governo endurece com bancos privados
Guido Mantega critica Febraban e afirma que instituições têm margem para reduzir taxas e aumentar volume de crédito
Nessa quinta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), que havia apresentado 20 propostas para que o governo também contribuísse na redução do spread bancário (a diferença entre o que o banco paga ao tomar um empréstimo e o que ele cobra ao conceder o crédito). "Os bancos privados têm margem para reduzir taxas e aumentar o volume de crédito", afirmou Mantega. De fato, na decomposição do spread, conforme o Banco Central, a maior fatia está no lucro líquido dos bancos.
O ministro comentou ainda a posição da Febraban que fez cobranças e jogou "nas costas do governo" a responsabilidade pelo alto spread bancário no país. "Não vamos deixar a falta de crédito frustrar o crescimento da economia."
“O governo tentou blefar na economia e todos agora esperam a próxima jogada. O risco é ficar sem cartas na manga. A jogada foi precipitada”, avalia Márcio Salvato, coordenador de economia do Ibmec.
A lucratividade dos bancos brasileiros está entre as maiores do mundo, mas tem de estar relacionado ao aumento do crédito. E nessa quinta-feira o HSBC cedeu à pressão e anunciou redução dos juros em algumas linhas de crédito voltadas à pessoa física.Leia mais: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/04/13/internas_economia,288552/governo-endurece-com-bancos-privados.shtml
Justiça suspende autuação da Royal Holiday em BH
A 9ª Vara Cível de Belo Horizonte suspendeu a atuação da empresa Royal Holiday na capital mineira mediante multa diária de R$ 500 até o limite de R$ 50 mil. A decisão foi tomada depois que a Associação Brasileira de Consumidores (ABC) propôs ação civil pública contra a empresa diante de uma série de relatos de consumidores lesados, além das mais de 80 ações contra a Royal Holiday em andamento no Juizado Especial de Minas Gerais. As vítimas são clientes de alto poder aquisitivo, prospectados em restaurantes, hotéis e bares localizados principalmente em bairros da região Centro-Sul da capital. O negócio da empresa consiste na venda de pacotes de créditos que podem ser usados para adquirir uma série de benefícios de viagem em 180 destinos espalhados por 52 países. Quem contrata pretende ficar livre do pagamento de diárias em hotéis nos próximos 30 anos, além de garantir regalias como hospedagem em resorts de luxo a custo zero. Taxas altas Segundo a ação civil pública proposta pela ABC, há relatos de consumidores que, ao contrário do esperado, tiveram que arcar com uma série de taxas extras no destino escolhido que não foram informadas no contrato. Em nota, a empresa informou que “de acordo com o Ministério Publico do Rio de Janeiro, as práticas da Royal no território nacional estão absolutamente de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.” Leia mais: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/04/13/internas_economia,288554/justica-suspende-autuacao-da-royal-holiday-em-bh.shtml
São Paulo tem menos competitividade que Buenos Aires, aponta estudo
A cidade de São Paulo ficou atrás de Buenos Aires em um ranking de competitividade que avalia o potencial de diversas cidades do mundo para atrair capital, empresas, talentos e turistas. A capital paulista ocupa o 62º lugar da lista, enquanto a capital argentina é a 60ª colocada, segundo estudo feito pela revista The Economist a pedido do Citigroup. Além de São Paulo, outras três cidades brasileiras foram citadas na pesquisa: o Rio de Janeiro (76ª posição), Belo Horizonte (98ª) e Porto Alegre (102º). As três cidades mais competitivas do mundo são Nova York, Londres e Cingapura. No topo da lista, aparecem também Paris, Hong Kong, Tóquio, Zurique, Washington, Chicago e Boston. Leia mais: http://noticias.r7.com/economia/noticias/sao-paulo-tem-menor-competitividade-que-buenos-aires-aponta-estudo-20120413.html
A cidade de São Paulo ficou atrás de Buenos Aires em um ranking de competitividade que avalia o potencial de diversas cidades do mundo para atrair capital, empresas, talentos e turistas. A capital paulista ocupa o 62º lugar da lista, enquanto a capital argentina é a 60ª colocada, segundo estudo feito pela revista The Economist a pedido do Citigroup. Além de São Paulo, outras três cidades brasileiras foram citadas na pesquisa: o Rio de Janeiro (76ª posição), Belo Horizonte (98ª) e Porto Alegre (102º). As três cidades mais competitivas do mundo são Nova York, Londres e Cingapura. No topo da lista, aparecem também Paris, Hong Kong, Tóquio, Zurique, Washington, Chicago e Boston. Leia mais: http://noticias.r7.com/economia/noticias/sao-paulo-tem-menor-competitividade-que-buenos-aires-aponta-estudo-20120413.html
As dez mais:
- Nova York
- Londres
- Cingapura
- Hong Kong
- Paris
- Tóquio
- Zurique
- Washington
- Chicago
- Boston
62ª. São Paulo
76ª. Rio de Janeiro
98ª. Belo Horizonte
102ª. Porto Alegre
76ª. Rio de Janeiro
98ª. Belo Horizonte
102ª. Porto Alegre
Quatro lojas do G Barbosa vendiam produtos vencidos
Agentes do Procon foram conferir denúncias em lojas do G Barbosa de Feira de Santana e encontraram quatro lojas em que produtos vencidos estavam sendo vendidos ao público normalmente. Seis lojas da rede foram vasculhadas na cidade. O superintendente do Procon, Jorge Marques, estava irritado com o resultado da operação e disse não entender por que lojas de grande porte permitiam que produtos vendidos continuassem nas prateleiras. Ele afirmou que outros supermercados da cidade serão visitados para conferir se há problemas semelhantes. Leia mais: http://cotidiano.portal10segundos.com.br/cidade/economia/feira-quatro-lojas-do-g-barbosa-vendiam-produtos-vencidos.8728
Minha Casa Minha Vida leva emprego para cidades pequenas, afirma Dilma
Presidente anuncia ampliação da meta do programa para 2,4 milhões de unidades
A presidente Dilma Rousseff lançou oficialmente nesta quinta-feira (12) a primeira etapa do programa Minha Casa Minha Vida para construir 107,3 mil moradias em cidades de até 50 mil habitantes. Dilma disse que o programa específico leva emprego e movimenta o comércio dessas localidades.
- Produzir moradias em municípios abaixo de 50 mil significa levar para lá dinamismo econômico. Significa oportunidades de emprego e fazer rodar o circulo virtuoso, que vai movimentar o comércio local, na compra de cimento e na busca por equipamento para construção.
Ao todo, serão repassados R$ 2,8 bilhões para 2.582 cidades com população de até 50 mil pessoas para a construção das casas. Nessa modalidade do programa, serão beneficiadas apenas as famílias com renda mensal de até R$ 1.600. O subsídio do governo por cada unidade habitacional será de R$ 25 mil. O orçamento total do Minha Casa Minha Vida é de R$ 120 bilhões. Leia mais: http://noticias.r7.com/economia/noticias/minha-casa-minha-vida-leva-emprego-para-cidades-pequenas-afirma-dilma-20120412.html
Presidente anuncia ampliação da meta do programa para 2,4 milhões de unidades
A presidente Dilma Rousseff lançou oficialmente nesta quinta-feira (12) a primeira etapa do programa Minha Casa Minha Vida para construir 107,3 mil moradias em cidades de até 50 mil habitantes. Dilma disse que o programa específico leva emprego e movimenta o comércio dessas localidades.
- Produzir moradias em municípios abaixo de 50 mil significa levar para lá dinamismo econômico. Significa oportunidades de emprego e fazer rodar o circulo virtuoso, que vai movimentar o comércio local, na compra de cimento e na busca por equipamento para construção.
Ao todo, serão repassados R$ 2,8 bilhões para 2.582 cidades com população de até 50 mil pessoas para a construção das casas. Nessa modalidade do programa, serão beneficiadas apenas as famílias com renda mensal de até R$ 1.600. O subsídio do governo por cada unidade habitacional será de R$ 25 mil. O orçamento total do Minha Casa Minha Vida é de R$ 120 bilhões. Leia mais: http://noticias.r7.com/economia/noticias/minha-casa-minha-vida-leva-emprego-para-cidades-pequenas-afirma-dilma-20120412.html
Vendas da Gafisa caem pela metade no 1º tri, a R$408 mi
A Gafisa fechou o primeiro trimestre com vendas contratadas de 408,2 milhões de reais, metade do volume vendido um ano antes, em meio à implementação da nova estratégia da empresa para recuperar as operações prejudicadas principalmente pela Tenda, que não contou com lançamentos no período. Do total vendido, o segmento Gafisa respondeu pela maior parcela, 317 milhões de reais, seguido por Alphaville, com 182 milhões, sendo que 55 por cento das vendas foram referentes a lançamentos e o restante, a estoques. No período, a construtora e incorporadora não lançou empreendimentos no segmento Tenda -unidade voltada ao segmento econômico que, desde que foi adquirida pela Gafisa, vem prejudicando os resultados. Dos lançamentos previstos para o ano, Tenda deve responder por no máximo 10 por cento do ponto médio. De acordo com a nova estratégia, a companhia começou a reduzir o foco geográfico, priorizando mercados em que tem maior controle das operações. No trimestre, os lançamentos do segmento Gafisa ficaram totalmente concentrados em São Paulo. Leia mais: http://noticias.r7.com/economia/noticias/vendas-da-gafisa-caem-pela-metade-no-1-tri-a-r-408-mi-20120413-1.html
A Gafisa fechou o primeiro trimestre com vendas contratadas de 408,2 milhões de reais, metade do volume vendido um ano antes, em meio à implementação da nova estratégia da empresa para recuperar as operações prejudicadas principalmente pela Tenda, que não contou com lançamentos no período. Do total vendido, o segmento Gafisa respondeu pela maior parcela, 317 milhões de reais, seguido por Alphaville, com 182 milhões, sendo que 55 por cento das vendas foram referentes a lançamentos e o restante, a estoques. No período, a construtora e incorporadora não lançou empreendimentos no segmento Tenda -unidade voltada ao segmento econômico que, desde que foi adquirida pela Gafisa, vem prejudicando os resultados. Dos lançamentos previstos para o ano, Tenda deve responder por no máximo 10 por cento do ponto médio. De acordo com a nova estratégia, a companhia começou a reduzir o foco geográfico, priorizando mercados em que tem maior controle das operações. No trimestre, os lançamentos do segmento Gafisa ficaram totalmente concentrados em São Paulo. Leia mais: http://noticias.r7.com/economia/noticias/vendas-da-gafisa-caem-pela-metade-no-1-tri-a-r-408-mi-20120413-1.html
Com comida mais barata, inflação do idoso desacelera no início de 2012
A inflação da terceira idade, medida pelo IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), ficou em 1,33% nos primeiros três meses de 2012, uma desaceleração em relação aos 1,68% acumulados nos últimos três meses de 2011. Os dados foram divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta sexta-feira (13). O IPC-3i é calculado leva em conta famílias com, ao menos, metade dos membros com idade igual ou superior a 60 anos de idade, com renda entre um e 33 salários mínimos (R$ 622 a R$ 20,5 mil) por mês. Por outro lado, ficaram mais pesados no bolso dos idosos os gastos com moradia, educação e despesas diversas. Os destaques nos primeiros três meses foram a alta dos custos com empregada doméstica (6,99% maior), cursos formais e comida para animais domésticos. Leia mais: http://noticias.r7.com/economia/noticias/com-comida-mais-barata-inflacao-do-idoso-desacelera-no-inicio-de-2012-20120413.html
A inflação da terceira idade, medida pelo IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), ficou em 1,33% nos primeiros três meses de 2012, uma desaceleração em relação aos 1,68% acumulados nos últimos três meses de 2011. Os dados foram divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta sexta-feira (13). O IPC-3i é calculado leva em conta famílias com, ao menos, metade dos membros com idade igual ou superior a 60 anos de idade, com renda entre um e 33 salários mínimos (R$ 622 a R$ 20,5 mil) por mês. Por outro lado, ficaram mais pesados no bolso dos idosos os gastos com moradia, educação e despesas diversas. Os destaques nos primeiros três meses foram a alta dos custos com empregada doméstica (6,99% maior), cursos formais e comida para animais domésticos. Leia mais: http://noticias.r7.com/economia/noticias/com-comida-mais-barata-inflacao-do-idoso-desacelera-no-inicio-de-2012-20120413.html
Conta de água fica 4,34% mais cara para os usuários da Copasa-MG
As contas de água ficarão em média 4,34% mais caras a partir de 13 de maio. Esse é o reajuste médio que a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) estima que seja aplicado às tarifas dos usuários da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A resolução será publicada hoje no Minas Gerais, com o resultado do estudo de reajuste tarifário da companhia, que, na verdade, apontou 5,44% de incremento, relativo ao período de 13 meses desde o último reajuste, em abril do ano passado. Leia mais: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/04/13/internas_economia,288567/conta-de-agua-fica-4-34-mais-cara.shtml
As contas de água ficarão em média 4,34% mais caras a partir de 13 de maio. Esse é o reajuste médio que a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) estima que seja aplicado às tarifas dos usuários da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A resolução será publicada hoje no Minas Gerais, com o resultado do estudo de reajuste tarifário da companhia, que, na verdade, apontou 5,44% de incremento, relativo ao período de 13 meses desde o último reajuste, em abril do ano passado. Leia mais: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/04/13/internas_economia,288567/conta-de-agua-fica-4-34-mais-cara.shtml
Novo shopping de BH será inaugurado em maio
Na segunda quinzena de maio vai ser inaugurado o Shopping Estação BH, na avenida Cristiano Machado. O shopping, de quatro andares, vai ser o primeiro da capital a ser integrado a uma estação de ônibus e metrô, a Estação Vilarinho, que recebe 1,8 milhão de passageiros por mês. O empreendimento vai contar com área construída de 140 mil metros quadrados e terá investimento entre R$ 150 e R$ 250 milhões. As classes B e C, com renda mensal em torno de R$ 3 mil, serão o público alvo do shopping. O superintendente do Estação BH, Carlos Wagner de Castro, estima que o empreendimento vai receber em torno de 1,3 milhão de pessoas por mês. “Vamos atender o público de Venda Nova e bairros vizinhos, que não têm opção de compras ao redor. O shopping mais próximo é o Minas, que fica a sete quilômetros de distância”, afirma Carlos Wagner de Castro, superintendente do Estação BH. O shopping vai contar com 220 lojas, sendo 10 âncoras, – Casas Bahia, Dadalto, Fast Shop, Renner, C&A, Riachuelo, Marisa, Leader, Magic Games e Lojas Americanas. Na lista das megalojas vão estar Centauro, Leitura, Ponto Frio, Ri Happy, Polishop e Ricardo Eletro. Outras marcas, como Luigi Bertoli, Home & Cook, Hering, Adidas, Havaianas, TNG, O Boticário, Sketch, Alfabeto e Chilli Beans também vão fazer parte do empreendimento. Leia mais: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/04/13/internas_economia,288555/novo-shopping-de-bh-sera-inaugurado-em-maio.shtml
Na segunda quinzena de maio vai ser inaugurado o Shopping Estação BH, na avenida Cristiano Machado. O shopping, de quatro andares, vai ser o primeiro da capital a ser integrado a uma estação de ônibus e metrô, a Estação Vilarinho, que recebe 1,8 milhão de passageiros por mês. O empreendimento vai contar com área construída de 140 mil metros quadrados e terá investimento entre R$ 150 e R$ 250 milhões. As classes B e C, com renda mensal em torno de R$ 3 mil, serão o público alvo do shopping. O superintendente do Estação BH, Carlos Wagner de Castro, estima que o empreendimento vai receber em torno de 1,3 milhão de pessoas por mês. “Vamos atender o público de Venda Nova e bairros vizinhos, que não têm opção de compras ao redor. O shopping mais próximo é o Minas, que fica a sete quilômetros de distância”, afirma Carlos Wagner de Castro, superintendente do Estação BH. O shopping vai contar com 220 lojas, sendo 10 âncoras, – Casas Bahia, Dadalto, Fast Shop, Renner, C&A, Riachuelo, Marisa, Leader, Magic Games e Lojas Americanas. Na lista das megalojas vão estar Centauro, Leitura, Ponto Frio, Ri Happy, Polishop e Ricardo Eletro. Outras marcas, como Luigi Bertoli, Home & Cook, Hering, Adidas, Havaianas, TNG, O Boticário, Sketch, Alfabeto e Chilli Beans também vão fazer parte do empreendimento. Leia mais: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/04/13/internas_economia,288555/novo-shopping-de-bh-sera-inaugurado-em-maio.shtml
Quase metade dos brasileiros pagaria mais por produtos de empresas sustentáveis
O número de brasileiros preocupados com o meio ambiente vem crescendo cada vez mais. Segundo pesquisa da Nielsen, 46% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços que venham de empresas com programas sustentáveis. No geral, 77% da população da América Latina prefere comprar produtos e serviços de empresas que tenham programas de responsabilidade social. A Colômbia mais uma vez se destaca, com 86% da preferência dos consumidores por estas empresas. No Brasil, a média é de 74% dos consumidores. Quando o assunto envolve salário, o percentual cai bastante em toda a América Latina. Pagar a mais por um produto, tudo bem, mas receber um salário menor para trabalhar em uma empresa sustentável não agrada muito a população. Leia mais: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2012/04/13/quase-metade-dos-brasileiros-pagaria-mais-por-produtos-de-empresas-sustentaveis.jhtm
Taxa de visto para os EUA é reajustada a partir desta sexta
A partir desta sexta-feira (13) autorização norte-americana para viagens de turismo, negócios, para estudantes, intercâmbio, trânsito, tripulantes e jornalistas subiu de US$ 140 para US$ 160. A taxa de agendamento, que custava R$ 38, deixa de existir a partir desta sexta-feira. A embaixada diz que o reajuste visa a cobrir as despesas existentes com “processamento de vistos por meio da arrecadação das taxas de solicitação”. A nota acrescenta que o reajuste possibilita a ampliação “das instalações no exterior, bem como a contratação de mão de obra qualificada para atender à demanda de vistos”. Atualmente, há consulados norte-americanos em Brasília, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Recife. Em março deste ano, foram divulgadas medidas para agilizar o processo de agendamento, que não deve ultrapassar 30 dias, e permitir a isenção de entrevistas na renovação do documento, entre outros. Leia mais: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1243847&tit=Taxa-de-visto-para-os-EUA-e-reajustada-a-partir-desta-sexta
Noticias de quinta-feira 12 de abril de 2012
Anfavea: Montadoras vão investir US$ 22 bilhões até 2015
Carrefour/França vai cortar preços em ano difícil
OGX confirma presença de óleo leve na bacia de Santos
Pão de Açúcar eleva em 24% investimentos para 2012
Procura por crédito cresceu 20% em março, diz Serasa
Sites de compras coletivas terão reputação avaliada
Vendas do Carrefour no Brasil ajuda compensar recuo na Europa
Carrefour/França vai cortar preços em ano difícil
OGX confirma presença de óleo leve na bacia de Santos
Pão de Açúcar eleva em 24% investimentos para 2012
Procura por crédito cresceu 20% em março, diz Serasa
Sites de compras coletivas terão reputação avaliada
Vendas do Carrefour no Brasil ajuda compensar recuo na Europa
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