Garoto-propaganda da VW, Neymar "divulga" Chery em torneio da GM
O patrocínio de fabricantes de veículos a atletas, clubes e eventos esportivos cresceu tanto que já gera situações inusitadas. Uma delas ocorreu no sábado (16/3), na partida entre Santos e Guarani, pelo Campeonato Paulista.
A marca chinesa está patrocinando o time da Vila Belmiro por três jogos da competição. O logo da montadora está na parte frontal do uniforme da equipe.
Neymar, por sua vez, tem um contrato individual de patrocínio com a Volkswagen até 2016.
Segundo o departamento do Santos FC responsável pela gestão da carreira do atleta, não há impedimento por ser um contrato individual do fabricante com o jogador. E o da Chery é com o Santos.
"Os patrocinadores sabem que ele atua pelo clube e que o clube eventualmente pode ser patrocinado por uma marca concorrente", informou o departamento.
A situação não deve se repetir nos próximos dois jogos dos Santos com o patrocínio da Chery. Neymar já está na Europa para dois amistosos da seleção brasileira.
Já o Campeonato Paulista 2013 é patrocinado por outra marca de carros, a Chevrolet, e recebeu o nome de Paulistão Chevrolet 2013.
O Santos acertou um acordo pontual de patrocínio com a Chery e vai estampar a marca da montadora chinesa em seus três próximos jogos do Campeonato Paulista - contra o Guarani, neste sábado, o Mirassol, na próxima quinta-feira, e no clássico contra o Palmeiras, no dia 24. Os valores não foram divulgados, mas a empresa fala em um patrocínio "degustação" que pode culminar num contrato mais longo. O Santos não tem um patrocinador master fixo desde o fim de 2012, quando acabou o contrato com o banco BMG. "A marca possui uma forte ligação com preceitos como superação, resiliência e foco na liderança, encontrados em times vencedores como o Santos, por exemplo. Por essa razão, temos buscado cada vez mais parcerias nessa área como forma de apresentar esse conceito. A partir dos resultados desta ‘degustacão’ de patrocínio, vamos definir se estenderemos a ação para uma temporada", explicou o gerente de marketing da Chery, Carlos Eduardo Lourenço.
O problema é que a presença de outra montadora na camisa cria uma saia justa para o principal astro do time: Neymar é garoto-propaganda da Volkswagen e até já ganhou um Audi R8 da montadora alemã, além de ter participado do lançamento da nova versão do Fusca - ele até teve que se desfazer de alguns carros de outras montadores para evitar constrangimentos. Menos mal, para o craque. que ele só jogará a primeira dessas partidas, contra o Guarani - nas outras, estará na Europa a serviço da seleção brasileira, que joga contra a Itália, no dia 21, em Genebra, e a Rússia, no dia 25, em Londres. No ano passado, o clube conseguiu conciliar esses interesses em outra área, ao passar a usar uniformes da Nike, que patrocina Neymar desde a adolescência, no lugar da Umbro, que vestiu o clube por mais de uma década.
Outro ponto curioso do acordo é que a intermediação entre Santos e Chery foi feita pela empresa Brunoro Sports, que pertence a José Carlos Brunoro, hoje diretor-executivo do Palmeiras - cujo acordo de patrocínio com o Kia acaba no fim do Campeonato Paulista e teve redução de valores recentemente, a pedido da montadora coreana.
*-*
Este blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, apenas republicamos um resumo de noticias que já circulam na internet, acompanhado do respectivo link da noticia completa. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado, com exceção dos nossos próprios (geralmente em letra na cor azul). Ressaltamos que não fazemos qualquer tipo de recomendação de investimento, não nos responsabilizamos por perdas, danos, custos e lucros cessantes.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe https://plus.google.com/u/0/113411892253572154831