Comercial foi levado ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária por uma denuncia de “apologia ao trabalho infantil doméstico"
Mais uma propaganda envolvendo crianças foi denunciada ao Conar neste ano. Desta vez foi um dos vídeos da premiadíssima campanha dos Postos Ipiranga “Um lugar completo esperando por você”. Nele, um motorista pede informações a um senhor, que tem ao lado o filho, ambos produzindo um artesanato de palha.
O órgão informou que foi aberto nesta sexta-feira (1) um processo para avaliar a denúncia contra o comercial feita pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), rede nacional composta por 400 entidades, que pediu a suspensão da exibição da propaganda.
Entretanto, todas as perguntas são respondidas pelo filho, que diz sempre “lá no Posto Ipiranga”. Admirado com a inteligência da criança, o viajante pergunta ao pai se aquele é o seu filho. A resposta não poderia ser mais engraçada: “é melhor perguntar lá no Posto Ipiranga”, diz o pai.
Quem não achou muito engraçado, porém, foi uma pequena parte do público que levou a denuncia de “apologia ao trabalho infantil doméstico" até o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. O órgão abriu o processo na última sexta-feira e está analisando o caso.
De acordo com a reclamação feita ao Conar, "no momento em que a propaganda demonstra uma criança realizando uma atividade produtiva, artesanal, tal como um adulto, é estimulada a cultura da banalização, estimulando a ideia de que a criança pode trabalhar".
Para o advogado e representante do MNDH-RJ, Carlos Nicodemos, e membro do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Conanda), o comercial explicita uma das ocultações do trabalho infantil, que é o trabalho doméstico, e também coloca a criança em uma situação "vexamitória" ao tratar da questão da paternidade.
"Erraram na não", diz o advogado. "Nossa denúncia é um alerta no sentido de que as agências criem um protocolo de cuidados em relação ao uso de crianças em campanhas, de forma que sejam atendidos parâmetros de afirmação da cidadania e de proteção de direitos, inclusive no que diz respeito à identidade familiar e à paternidade", explica.
Segundo o Conar, o processo contra a campanha deverá ser julgado em até 30 dias no âmbito do conselho de ética da entidade. Um relator será nomeado e irá vai elaborar seu parecer sobre as críticas. No meio do caminho, ele pode decidir pela suspensão da veiculação da propaganda até o julgamento final. Caberá ao conselho de ética do Conar, entretanto, a palavra final.
Cabe lembrar que o trabalho tem a assinatura da Talent e os filmes contam com a renomada direção de Fernando Meirelles.
O filme que foi lançado no dia 16 de fevereiro em rede nacional de televisão pode ser visto no canal da empresa no YouTube:
Reveja a propaganda:
Ficha Técnica – Filmes
Agência: Talent Comunicação e Planejamento S/A
Cliente: Ipiranga Produtos de Petróleo
Produto: Institucional
Título: Informação 3; Frango; Cachorro; Monge; Elogio
Duração: 5x 30”
Direção de Criação: João Livi, Alexandre Nego Lee, Rodrigo Bombana
Criação: João Livi, Alexandre Nego Lee, Rodrigo Bombana, David Romanetto, Daniel Chagas Martins, Ricardo Dolla, Fabiano Pinel, Arturo Marenda
Produtor de RTVC: Maria Herminia Weinstock, Nathalia Oliveira, Tato Freire
Atendimento: Erick Sobral, Ricardo Nociti, Thibis Rebellato
Planejamento: Renata Serafim, Yara Rocha, André Kirsten
Mídia: Paulo Stephan, Yurie Onuma , Dida Travessa
Produtora de filme: O2 Filmes
Direção: Fernando Meirelles / Quico Meirelles
Direção de fotografia : Adriano Goldman
Direção de arte : Cassio Amarante
Atendimento da produtora: Rejane Bicca / Chica Mauger / Rose Bichara Montagem: Marcelo Junqueira
Pós produção/finalização: O2 FILMES
Animações 3D: Vetor Zero
Direção : Gabriel Nóbrega
Supervisão de CG : Paulo Pinho
Produtora de Som: A9 Áudio
Produtor: Apollo 9
Atendimento: Roberto Faria Sound Design : Som 3 / Otavio Carvalho Locutor: JP Caruso
Aprovação do cliente: Jerônimo dos Santos / Francisco Lucio Mandarino
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qui 7-3-2013
Campanha do Posto Ipiranga vai parar no Conar
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