quinta-feira, 28 de março de 2013

A guerra no preço das raçoes está causando alvoroço na rede

Esta historia começou com uma foto [abaixo] do Petshop Cobasi e terminou com vários clientes descontentes com a marca de ração Royal Canin.

PARABÉNS
A rede Cobasi, rede de  petshop,  tem recebido vários elogios no Facebook. O motivo você vê na imagem abaixo. [clique para ampliar]





Reprodução:
Srs. clientes informamos que o fornecedor deste produto impôs um aumento com o qual não concordamos. Se desejar, procure orientação com nossos colaboradores para substitui-lo com vantagem. Obrigado.

Aplausos para a  iniciativa, que aparenta proteger o consumidor.

A Royal Canin resolveu se manifestar em comunicado reproduzido abaixo:
Tem também a reposta padrão fornecida a um consumidor:

Informamos que seu contato gerou o número de protocolo EBRE 201303-00644 em nosso SAC. 

Para a Royal Canin, os Gatos e Cães estão em primeiro lugar. Por isso, temos o compromisso prioritário de oferecer alimentos com alta precisão nutricional, o que só é possível devido a nossa extensa estrutura de pesquisa, ciência e observação, que nos garantem conhecer e respeitar as especificidades e necessidades desses animais. Desta forma, cumprindo o acordo de transparência com nossos clientes, temos o dever de esclarecer os últimos reajustes nos preços de nossos produtos.

Nestes últimos meses, os preços de matérias-primas e embalagens, que atendem as premissas de qualidade da Royal Canin, sofreram aumentos significativos. Absorvemos este acréscimo pelo maior tempo possível, no entanto, para continuar garantindo a segurança de nossos alimentos, optamos em reajustar o preço de nossos produtos, mantendo nossa exigência absoluta por qualidade e segurança de alimentos. 

Todos os nossos alimentos são produzidos com matérias-primas de altíssima qualidade nutricional e nossas embalagens especialmente desenvolvidas para conservar as qualidades nutricionais dos alimentos. Estes fatores expressam com ética e clareza que, para nós, o Gato e o Cão estão em primeiro lugar. 

A prioridade do trabalho realizado é a saúde e bem estar dos Gatos e Cães alimentados com nossos produtos. Por isso, utilizamos padrões internacionais no processo de fabricação, o que garante a empresa ser certificada pelos Sistemas de Qualidade ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 e ISO 22000. Adicionalmente, também possuímos as ferramentas BPF (Boas Práticas de Fabricação) e HACCP (ou APPCC: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) implementadas. A ferramenta HACCP é reconhecida internacionalmente pela OMS e utilizada inclusive na indústria de alimentos para humanos para identificar, avaliar e controlar os riscos físicos, químicos e microbiológicos. Esses sistemas implicam no cumprimento de rigorosos padrões de controle dos processos, na qualidade, na segurança de alimentos e em impactos ambientais, aplicados em todas as etapas da produção, desde a recepção das matérias-primas até a entrega dos produtos. Além de todo esse rigoroso controle de qualidade, a Royal Canin é ainda a única empresa no mercado pet food brasileiro a realizar positive release (teste para controle de salmonela). 

É importante destacar que a Royal Canin realiza um trabalho diferenciado na seleção de suas matérias-primas e desenvolvimento de fornecedores, prezando pela manutenção da qualidade dos alimentos, fator primordial para garantir o consumo dos alimentos com segurança. Sendo assim, apenas os melhores fornecedores de cada matéria-prima são selecionados. Além disso, inovações tecnológicas para desenvolvimento e aprimoramento de formatos e composição das embalagens estão sempre no foco da Royal Canin, que hoje já possui atmosfera controlada por nitrogênio nas embalagens de até 3kg. 

Nossa história é uma história de sucesso, que evolui focada em oferecer ao mercado brasileiro o que há de mais inovador na alimentação de Gatos e Cães. Graças a nossos valores fundamentais, conseguimos promover, com cada produto de nossas linhas, mais qualidade de vida, longevidade e bem-estar através da nutrição. 

Caso queira um atendimento mais personalizado, pedimos gentilmente que se cadastre em http://cadastro.royalcanin.com.br/ para ter um canal direto com nossa equipe de atendimento facilitando a comunicação conosco. Se já é cadastrado, fique à vontade para nos contatar sempre que for necessário.


cadastro.royalcanin.com.br


Porém encontramos também nos comentários uma critica nada favorável argumentando que "O fornecedor é esfolado vivo". Reprodução abaixo:
"Apenas para compartilhar minha experiência quando tentei fornecer produtos para a Cobasi...
Apenas esclarecendo... já tentei fornecer para a Cobasi. Padrão para fornecer para a Cobasi:
1 - Primeira leva de produtos para a loja central: gratuita (o fornecedor paga).
2 - 10% do que for fornecido ao ano, deve ser bonificado.
3 - Ao menos um "enxoval" por ano para uma loja nova.
OU SEJA: O fornecedor é esfolado vivo.
A Cobasi não está de parabéns. Ela não pratica um capitalismo justo. Ela impõe preços e condições. De parabéns esta a Royal Canin que não se submeteu ao que a Cobasi exige. Pelo que eles pagam, os produtos na Cobasi deveriam ser, em média, 20% mais baratos que nas lojas "convencionais".
A Cobasi é uma m**da [editado] capitalista que deveria ser expurgada do país. Segue o modelo insustentável do Walmart e Grupo Pão de Açucar."
http://www.facebook.com/acchile/posts/269697646498196
Outro comentou: "Essa Cobasi e uma empresa de administracao rasteira que se utiliza de artificios anti eticos para se promover, um absurdo pisar no fornecedor. A Royal Canin do Brasil deveria tomar as providencias juridicas necessarias para coloca-los no devido lugar." http://www.facebook.com/photo.php?fbid=430481537038245&set=a.176068419146226.45383.114642535288815&type=1&comment_id=56251053&offset=50&total_comments=284 
Clientes reclamam que o esclarecimento não esclarece nada e só a Royal que subiu tanto. A maioria diz que não irá pagar o aumento e trocará de marca. Clientes que compram Royal à 20 anos seguidos insistem que não pagarão por esta conta. Outros alegam que fica mais barato dar carne de primeira aos seus bichinhos de estimação.
Revendedores da ração também estão indignados com o aumento excessivo e prometem trocar de fornecedor para não ter que repassar este custo. Acusam o fornecedor de segurar pedido e entregar já com o aumento sem avisar com antecedência do mesmo, alem de encurtar o prazo de pagamento. Um verdadeiro desrespeito!

Ao que parece está todo mundo explorando todo mundo e quem sai perdendo é sempre você, consumidor amigo.

Sugerimos à Royal Canin que repense a sua relação com os consumidores e revendedores. Estamos vendo um debandada de clientes migrando para outras marcas. Clientes que estavam em sua zona de conforto e contentes com a  marca e nem pensavam em trocá-la agora estão abrindo os olhos e procurando por opções que antes nem eram colocadas em possibilidade.


O Grupo Anel não tem nenhuma relação e nem interesse comercial com nenhuma das partes. Só esperamos que esta situação seja vista por algum representante do povo ou alguma entidade envolvida na causa dos animais, (e dos donos deles).



Sobre a Cobasi:
A Cobasi foi pioneira a estabelecer o conceito de shopping para animais. Possuímos 15 lojas de varejo de auto-serviço para animais domésticos e silvestres.
http://www.cobasi.com.br/
Canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/TVCOBASI?feature=watch
https://twitter.com/redecobasi
http://www.facebook.com/CobasiOficial?group_id=0





Grupo Anel Consultoria
Rua Cavalheiro Torquato Rizzi 341
Jardim São Luiz | Ribeirão Preto
CEP 14020-300 | SP
Brazil  
Fone +55 16 3441-5859 
Fone +55 16 3289-4482


  • Consultoria Empresarial
  • Gestão de recursos humanos 
  • Agencia de marketing e propaganda 
  • Treinamentos comportamentais
        www.grupoanel.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe https://plus.google.com/u/0/113411892253572154831